terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

As Atrações da Discovery Kids Brasil Que Deixaram Saudade
fevereiro 26, 2019

As Atrações da Discovery Kids Brasil Que Deixaram Saudade

Mais uma listinha para o blog, dessa vez relembrando séries exibidas no Discovery Kids que fizeram minha infância feliz. Na infância, eu costumava acompanhar os principais canais infantis, entre eles Cartoon Network, Fox Kids, Nickelodeon, Disney Channel (esse mais limitado, era na casa de parentes, se não me engano não estava disponível na operadora que tínhamos) e por fim, o Discovery Kids. O DK era o canais mais 'infantil' com desenhos mais leves e séries juvenis. É justamente essas séries juvenis que pretendo relembrar nessa lista de algumas atrações da Discovery Kids (a versão brasileira) que deixaram saudade.  Apesar da galera mais adulta não curtir muito, ou se fingir de intelectual e dizer que não presta, acho super válido fazer um especial mostrando que há sim qualidade nessas séries, apesar de ser destinado para um público mais jovem. Então vamos lá!

O Discovery Kids tinha uma programação bem legal nesta época (antes de virar um canal para crianças pré-escolar o que me deixou bastante zangado na época), com programas que instigavam a imaginação e o raciocínio lógico das crianças. E agora apresento alguns que eu pude acompanhar:

10 Atrações da Discovery Kids Brasil Que Deixaram Saudade

1. O Fantasma Escritor
(Ghostwriter 1992-1995)

Esta série relata as emocionantes e divertidas aventuras de um grupo de curiosos adolescentes, determinados a desvendar os mistérios que surgem na comunidade onde vivem.

Abordou as aventuras de uma turma que resolvia vários mistérios e crimes relativamente simples, porém reais e que para a criança que assistia na época isso era demais, por exemplo: Despejo de lixo tóxico ilegal, ladrões adolescentes que roubavam para jogar arcades, uma locadora acusada de pirataria que tentou dar um golpe no seguro e por aí vai.

A diferença é que eles contavam com a ajuda de uma entidade que dava nome a série, o chamado Fantasma Escritor. Era tudo muito misterioso, pois o fantasma não se lembrava da sua forma humana e nem nada sobre sua vida, mas que fora deduzido que viveu antes de 1900. No decorrer dos episódios foram revelados poderes que caracterizava ele: Ele só podia se comunicar através da escrita, não podia ver ou ouvir nada, apenas ler e mexer nas letras para formar novas palavras; Conseguia sentir os sentimentos e emoções das pessoas e descreve-los; Apenas quem ele queria podia ver suas ações; Podia se comunicar pela internet, como se conversasse com alguém por chat online, e por fim, podia viajar no tempo e, logicamente, pelo espaço.

Logo no primeiro episódio chamado ''Um Crime de Duas Cidades'' temos um mistério! Jamal está em Londres passando as férias com sua família. Ao tirarem fotos, um mensageiro de bicicleta bate em Jamal e Becky. O mensageiro deixa cair um envelope contendo 3 pedaços de papéis. O primeiro pedaço mostrava a seguinte nota: "A identidade verdadeira de Sophie Madison é revelada!". O segundo mostrava o número de um  telefone e o terceiro mostrava uma mensagem codificada. Sophie Madison é a protagonista de uma série de histórias literárias. Sam, o irmão de Becky, se recorda do código secreto de Sophie Madison em um dos livros. E desvenda a mensagem: "Alguém vai ser raptado!".

A série faturou vários prêmios e criticas positivas, pois passava a mensagem de como a leitura podia ser boa, além de lições de honestidade, coragem, justiça, verdade, raciocínio e a mais importante, diversidade racial, já que o grupo era formado por negros, brancos, latinos e uma vietnamita que eu jurava ser chinesa.

2. O Famoso Jett Jackson
(The Famous Jett Jackson 1998-2001)

Um seriado Disney Channel, mas que foi exibido no Brasil pelo Discovery Kids (que coisa, não?).  A série era centrada nas aventuras de um garoto afro-americano chamado Jett Jackson (interpretado por Lee Tompson Young).

Lee Thompson Young
O adolescente Jett Jackson parece já ter tudo na vida. Ele é bonitão, inteligente, e é o astro de sua própria série de televisão, Silverstone. Para Jett, o brilho de Hollywood lhe trouxe tudo que ele tem direito: os agentes, jornalistas, gerentes e guarda-costas. Depois de sentir o gosto da popularidade, ele decide voltar para sua cidade, Wilsted e viver como qualquer garoto comum. Quando Jett faz a mudança, traz toda a produção de Silverstone junto com ele. É uma série de grandes aventuras. Lembro que a série teve várias participações especiais, entre eles Britney Spears em um dos episódios.

A abertura do seriado é introduzido por uma narração que diz mais ou menos o seguinte: “Esse sou eu, Jett Jackson. Em meu programa de televisão eu interpreto as ações do super herói Silverstone. Sou uma superestrela recente, mas vou contar-lhe a verdade, eu sinto falta de ser uma criança normal. Assim, eu convenci a emissora mudar o programa para minha cidade natal na Carolina do Norte. Agora, eu posso ficar com meus amigos. Eu gasto mais tempo com minha família e ainda consigo ver minha mãe. Ei, eu estou tentando viver minha vida como uma criança normal, mas as pessoas ainda pensam em mim como O Famoso Jett Jackson”.

A série originou um filme também, mas eu não lembro de ter acompanhado. Eu gostava muito mesmo da série e fico realmente triste em saber que Lee Thompson Young faleceu em 2013. 

3. As Aventuras de A.R.K
(The Adventures of A.R.K. 1997-1998)

Programas politicamente corretos realmente são o ponto forte das séries canadenses juvenis. A.R.K. era outra série bem legal de se ver. Garotos que se envolviam nas mais inesperadas situações e tentavam a todo custo salvar ou proteger a vida de animais em perigo. Desde de cachorros até elefantes, essa turminha conseguiu fazer a diferença resgatando todos os tipos de bichos que encontravam. Comédia, drama , aventura, uma diversão para todos os gostos. Infelizmente a série teve somente duas temporadas (a 3ª nem conta porque é só um episódio solto) que foram exibidas pelo Discovery Kids BR.


Um episódio que lembro bem é de uma menina que entra em contato com a turma de A.R.K. quando ela fica sabendo que a companhia de construção para a qual seu pai trabalha, vai demolir uma colina onde moram duas raposas. A.R.K. tem que tentar salvar as duas raposas antes que a companhia destrua a colina.

Teve outro também bem marcante, quando uma menina de doze anos pediu ajuda a A.R.K. ao descobrir que um urso chamado Burley, que lhe faz visitas noturnas, vai ser posto para ''dormir''. Tudo se complicou quando Burley foge da jaula. A.R.K. tem de achar o urso e uma solução, antes que o prefeito e os guardas florestais o encontrem. Outro, a ARK foi para a Florida salvar um jacaré que se encontrava num campo de golf cheio de turistas, antes que eles o tornem em um par de sapatos de couro. ARK precisa convencer os turistas que destruir a natureza para obter mais conforto é uma crueldade. Enfim, muitos episódios e muitas lições para as crianças de conscientização sobre a natureza e os animais.

4. Mecânica Popular para Jovens
(Popular Mechanics for Kids 1997-2005)

Você conhece Elisha Cuthbert? Pois é, antes de ser uma atriz de Hollywood ir dar o ar da graça em séries como 24 Horas ou em filmes como Um Show de Vizinha, ela fez essa série que era exibida no Brasil pelo Discovery Kids na sua época de ouro. A série era uma espécie de O Mundo de Beakman. Charlie, Tyler Kyte e Elisha desvendavam os segredos do mundo através de experimentos e explicações dinâmicas sobre física e tudo mais. Apesar de ser um programa educativo, era muito divertido. Dava vontade de largar os livros mesmo e ir aprender com esse bando de doidinhos. o programa explorava os mundos da ciência e da imaginação, pela terra, mar ou pelo céu.

Mecânica Popular Para Jovens

A cada episódio era uma aventura diferente. Tipo em um episódio Tyler e Elisha nos revelam alguns segredos dos efeitos especiais dos filmes. Já em outro Elisha visita um estúdio onde um computador muda sua aparência e Tyler aprende como são criados os sons de um filme. Assim como em outro episódio ensina também uma luta com um astro de kung-fu. E assim vai. Costumava ser exibido nas tardes do canal, eu gostava muito.

5. A Magia do Cinema
(Movie Magic 1994–1997)

"A Magia do Cinema" mostrava como eram criados os efeitos especiais de dois filmes hollywoodianos. No início dos anos 90 uma série norte-americana de programas de TV chamada “Movie Magic” abordou os efeitos especiais de uma forma bem interessante e didática. No Brasil, os programas foram exibidos pelo Discovery Channel e também pelo DK como “A Magia do Cinema”. Era basicamente uma revista com atualidades cinematográficas.

Cada episódio desta série era uma espécie de Making-of explicativo, que ensinava os truques do cinema, e que com certeza deixou bastante gente interessado nessa arte. Eu por exemplo, até hoje me interesso por assistir os efeitos especiais de grandes filmes de Hollywood. Realmente, é a magia do cinema!

Eram mostrados tanto efeitos curiosos de filmes mais velhos como filmes mais recentes da época. Filmes de terror são bons exemplos de sucesso no uso de efeitos especiais. De Drácula (1922) a personagens medonhos da atualidade. A gente conhecia os responsáveis pela maquilagem desses monstros, descubrindo também os atores que estão por trás das máscaras. Era um ''Face Off'' do Syfy para as crianças (rsrs).

6. Kids Reais, Aventuras Reais
(Real Kids, Real Adventures 1997–2001)

Outro programa da DK com uma excelente proposta. Abordou várias histórias sinistras que haviam acontecido com crianças. Eles faziam uma dramatização e, ao fim do programa, entrevistavam a criança protagonista da história (na vida real). Havia tantas histórias encabulantes, eu lembro que ficava impressionado, achava bem legal e ao mesmo tempo receoso. Era impossível não assistir ao DK e se deparar com esse programa, o canal fazia diversas propagandas dele ao longo da programação.

Vários episódios foram memoráveis. Teve um que contava a história de uma avalanche, tudo bem louco. E também um em que uma criança precisou dirigir uma caminhonete sozinha na neve para salvar alguém, sendo que ela nunca tinha dirigido antes. Outro com um menino de 12 anos que salvou um estudante que estava tendo um derrame na Finlândia ao ver seu pedido de ajuda numa sala de bate-papo na Internet.

Outro episódio foi de um rapaz chamado Alex, de onze anos de idade, que acabou sendo levado embora por um balão de ar quente desgovernado. Sozinho, ele teve que descobrir uma forma de pilotar o balão e aterrizar de forma segura.

7. Zoboomafoo
(Zoboomafoo 1999-2001)

Os irmãos Chris e Martin Kratt juntos com seu amiguinho falante, Zoboomafoo, um lêmure de Madagascar, apresentam o mundo dos animais através de canções, videoclipes e outras formas de animação. Zoboomafoo também conta histórias sobre um mundo imaginário, a Zoboolândia. Uma garotinha chamada Jackie e seus bichinhos ajudantes apresentam minirreportagens sobre como as pessoas interagem com os animais.

Zoboomafoo é um sifaka, uma espécie de lêmure. O programa ensinou muitas coisas sobre animais e incentivava as crianças a preservar o habitat onde os animais vivem.

Infelizmente nosso lêmure faleceu em 2014, com 20 anos de existência. Os seus donos eram os irmãos Martin e Chris Kratt foram os responsáveis pela criação também da série, que ensinava as crianças sobre a vida selvagem, e escolheram como o anfitrião o pequeno lêmure, chamado de Zoboo para ajudar nos ensinamentos pela TV. Baita saudade!

Isso me faz lembrar de que antigamente as séries infantis tinham mais qualidade e realmente ensinavam as crianças, além do entretenimento.

8. Bernardo e Seu Relógio 
(Bernard's Watch 1997-2001)

Bernardo possui um relógio de bolso que tem o poder de parar o tempo. Ele usa o relógio para resolver problemas e evitar catástrofes. Sua melhor amiga, Karen, é a unica que conhece o segredo e compartilha com ele as aventuras mais incríveis. Era o tipo de histórias inteligentes contadas em um ritmo suave e calmo, ideal para assistir à tarde depois da escola.

Benard e seu relógio

Uma série britânica na lista. A série original contou sobre um menino chamado Bernard (interpretado por David Peachey), de Oakwood, Nottinghamshire, - que estava sempre atrasado, até que um carteiro lhe deu um "relógio mágico" que poderia parar e retroceder no tempo. Ele logo descobriu que o carteiro tinha poderes mágicos e que esses relógios eram dados a pessoas que precisavam deles. As únicas regras eram que ele não deveria usá-lo para cometer crimes ou machucar alguém. Cada episódio se concentrava em Bernard ou em alguém a quem ele emprestou o relógio enfrentando um problema ou simplesmente fazendo as coisas do dia-a-dia e tentando resolvê-los, usando o relógio. Um episódio memorável foi ele parar no tempo do meio de uma prova na escola, para lá mesmo poder estudar. É o sonho de qualquer um!

9. Meu Roteiro no Discovery Kids 
(Incredible Story Studios 1997-2002)

Aqui o Discovery Kids apresentou uma série de minifilmes com histórias fantásticas (algumas realmente baseada são fatos reais) escritas e interpretadas por crianças. Explorando toda a imaginação e todo o talento dos jovens, “Meu Roteiro no Discovery Kids” trouxe surpresas incríveis, em apenas meia hora de duração. Os autores mirins deixaram a criatividade correr solta e criaram coisas divertidas. Entre as várias histórias, uma delas é sobre uma menina que transforma sua irritante irmã em um sapo (haja criatividade).

Era isso! Uma série é para jovens, sobre jovens e escrita por jovens. Cada episódio contém duas historinhas. Os autores selecionados (10 a 14 anos) apresentam suas histórias e mostram ao público juvenil que eles também podem aparecer na TV se escreverem para o programa. Dos estúdios de ""Hollywood"", Studio Boy apresenta os jovens escritores, atores e suas histórias.

Série inovadora e quem mandava eram os telespectadores. Em Meu Roteiro no Discovery Kids era o lugar onde as histórias infantis de todo o mundo são transformadas em filmes. Cada episódio de meia hora apresentava histórias de duas crianças telespectadoras, que são adaptadas para a TV em 10 minutos cada.

Era muita criatividade e alguns quem sabem poderiam virar mesmo roteiro de filme? hahaha. Teve um episódio de uma menina chamada Margret que faz um feitiço para seu irmão malvado se apaixonar por bonecas. Outro episódio era sobre um gênio que concedia a uma menina chamada Nikki três desejos para pôr sua vida sentimental em ordem.

As histórias das crianças beiravam o absurdo de criatividade (hahahah), lembro também de outro episódio de um menino que vende seu irmãozinho e entra em pânico quando não consegue comprá-lo de volta. Na época eu gostaria de enviar minha história, mas nem sabia como, não tinha acesso a internet, não tinha nada... só sonhava e me divertia com as maluquices de algumas histórias que as crianças contavam. O negócio era ter imaginação!

10. Mentores
(Mentors 1998-2002)

Oliver é um menino de 14 anos que cria um programa de computador capaz de trazer do passado, pessoas de valor histórico, como Albert Einstein, Alexander Graham Bell e Napoleão Bonaparte.

Pois é. Uma série com uma ideia genial que infelizmente não teve tanta repercussão. Oliver Cates (interpretado por Chad Krowchuk) é um garoto mega inteligente que inventa uma máquina, o Visicron, que traz figuras históricas para o presente. Desde Casanova, Alexander Graham Bell até Einstein, foram vários os famosos sugados para o presente para ajudar Oliver e Dee (intepretada por Sarah Lind), sua fiel escudeira, a solucionar seus problemas. Juntos, acabam passando por muitas confusões e aprendem fatos interessantes sobre o passado e que, às vezes, nem tudo é como parece. Educativo e uma boa opção para passar o tempo. Foi exibida no ínicio dos anos 2000 pelo Discovery Kids também. Uma baita saudade relembrar dela.

Um episódio memorável foi quando Oliver quis impressionar seu pai ganhando um concurso de orientação, uma corrida pelo bosque em que só é permitido o uso de um mapa e um compasso. A amiga dele, Dee é a supervisora do time e convence Oliver a trazer Harriet Tubman. Ela atravessou milhas no bosque, conduzindo escravos em busca da liberdade. A proposta da série era genial e bem educativa. Uma baita saudade relembrar dela. Teve outro episódio que o Oliver Cates transporta para o presente Albert Einstein (representado por Elliot Gould), que o ajuda a resolver um problema emocional com a família.

Teve um episódio do Beethoven, que acaba sendo transportado para ajudar a Dee a enfrentar uma cirurgia que poderá lhe deixar sem audição. No entanto, Beethoven é trazido do tempo em que ainda podia ouvir e fica desolado ao saber que ele iria ficaria surdo.

Abaixo o primeiro episódio em inglês:


11. Contos Assombrosos Para Crianças Terríveis
(Grizzly Tales for Gruesome Kids, 2000)

Essa série premiada foi uma adaptação dos premiados livros de Jamie Rix, que mostrou o que acontece com crianças que não obedecem a seus pais, de uma assustadora maneira.

Vencedor do prêmio de Melhor Série de Televisão para Crianças, no Festival de Animação Bradford, "Contos Assombrosos" trouxe, a cada episódio, narrativas inteligentes e modernas, aconselhando e apresentando lições de comportamento à sua jovem audiência e onde as crianças travessas sempre recebem aquilo que merecem.

Teve um episódio de um garoto chamado Nigel que sempre foi extremamente cruel com as aranhas. Um belo dia, ele mata uma aranha que está grávida e a joga no lixo. Mas ele mal poderia imaginar que aranhas fantasmas iriam voltar e aprisioná-lo em uma enorme teia.

12. A Família Twist
(Round the Twist, 1989-)

Em um farol no litoral da Austrália, a família Twist tenta se reerguer após a morte da mãe. O seriado é uma esquisita mistura de comédia familiar de costumes com ficção sobrenatural.

Um escultor viúvo se instala com seus três filhos em uma velha casa de um farol na costa australiana. As crianças logo descobrem que o lugar é assombrado e passam a conviver com fantasmas e eventos paranormais os mais esdrúxulos. Perfeitamente adaptadas à realidade transcendental, Pete, Linda e Bronson utilizam os efeitos especiais para pregar boas peças em personagens mal-intencionados. Os efeitos são semelhantes aos de filmes de terror. Mas aqui as assombrações são "do bem". 

A família conta, ainda, com o apoio da vizinha maluca, Nell Rickards, que sempre participa das desventuras que acontecem ao longo da trajetória dos Twists. Além disso, existem diversos conflitos com o empresário local, Harold Gribble, e sua família, os quais querem comprar o farol para usá-lo de forma lucrativa para o turismo local.

As primeiras duas séries foram baseadas nos contos de fantasia escritos por Paul Jennings, as outras duas foram baseadas em contos de diversos autores.


13. Skytrackers: Na Trilha do Céu
(Sky Trackers, 1994)

Outra série made in australian na lista. Mike, Veronica e Maggie são filhos de cientistas que moram com suas famílias em Tidbinbilla, uma estação espacial de rastreamento no coração de um parque selvagem australiano. As histórias giram em torno de duas famílias, a vida dessa comunidade unida, os vínculos da estação com a comunidade científica internacional e a descoberta do universo. Era uma série bem bacana, emoções fortes, muita diversão e tinha isso de misturar tudo com ciência, que dava uma ótima combinação em uma emocionante série sobre crianças, seus pais e o universo ao seu redor.

Ao longo de 26 episódios de pura aventura, as crianças experimentam um mundo do passado, presente e futuro: buscando o tesouro dos guardas florestais; rastreamento de meteoritos; ouvindo sinais do espaço sideral; explorando cavernas escondidas; e eles se descobrem.

14. Aventuras do Livro das Virtudes
(Adventures from the Book of Virtues, 1996-2001)

Uma animação que segue as aventuras de Zach Nichols, de 11 anos, e de Annie Redfeather, de 10 anos, ao enfrentarem questões éticas típicas para as crianças, como Integridade, Altruísmo, Honra, etc

Tipo, teve um episódio memorável, quando o Zach reclamou da liderança do capitão do seu time de pólo e depois descobre o que significa ser um líder quando é escolhido para substituí-lo. Assim cada episódio era um tema e podíamos tirar grandes lições, nesse caso, esse episódio mencionado falou sobre ''Liderança''.

Já, outro episódio foi quando o pai de Annie suspendeu as férias ao ser convocado para ser jurado na corte e Annie não entendeu porque ele não pode adiar este dever cívico, no final acabamos aprendendo o tema de ''Cidadania''.

Zach e Annie iniciam uma discussão, quando os dois querem o reconhecimento pela organização de uma distribuição de alimentos enlatados para pessoas desabrigadas. Seus amigos do Pico de Platão ensinam a eles que é o espírito da generosidade que é importante, e não o crédito por ela, aí aprendemos sobre ''Generosidade''. XD

Teve outro também quando Annie decidiu largar suas aulas de caratê, e Zach desistiu de seus ensaios da banda, Platão fica muito desapontado com eles. Zach e Annie acabam aprendendo o quão importante é a perseverança, após subir ao topo do Pico de Platão, e ouvir a estória sobre o bravo Ulisses. Outro tema importante ''Perseverança''.

Era ótimo, cada episódio uma lição importante. Sinto falta nisso nos desenhos atuais.

15. Animais Extraordinários
(Amazing Animals / Henry's Amazing Animals, 1996-1999)

Um programa que apresentava animais de animação (incluindo a lagartixa apresentadora chamado Henry) e imagens de animais verdadeiros. O mundo animal pode seu um lugar difícil e perigoso de se viver. Por isso, muitos animais desenvolveram diferentes defesas para sobreviver. Henry, a lagartixa aprende alguns truques de defesa pessoal de experts com espinhos, escamas, chifres e armaduras.

A cada episódio a gente aprendia alguma coisa sobre os animais, seja entender que vários animais tem sentidos muitos melhores que os dos seres humanos. Sensos poderosos que ajudam a informa-los aonde estão, para onde vão e se existe perigo a sua volta. Ou como ter uma moradia é muito importante para muitos animais selvagens e vários deles conseguem construir abrigos extraordinários. Desde cupins, que constroem montes enormes, até pássaros que decoram seus ninhos de azul. Enfim, cada episódio era uma novidade em relação ao mundo dos bichos. Bem bacana série.


16. Shakespeare
(Shakespeare: The Animated Tales)

Esse talvez poucos possam lembrar, apresentava histórias inspiradas na obra do dramaturgo inglês usando técnicas de animação.

As versões animadas das peças de Shakespeare eram ótimas. Os personagens eram lindos e extremamente bem feitos. É fácil se apaixonar pelo estilo das 'peças', e se eu tivesse a chance de assistir novamente isso, com certeza veria. Sem falar, que essa atração dá uma ajuda fantástica na introdução de crianças pequenas ao mundo de Shakespeare, embora é percebido também que elas também são direcionadas a um público mais velho. As histórias permanecem fiéis às peças originais de Shakespeare, mas com um pouco mais de animação por cima. Show.

17. Splat!
(Splat!, 1997-2000)

Esta série focalizava na ciência e a imaginação no mundo da magia visual. Um tour pelos estúdios onde são realizadas as melhores animações para desenhos, filmes, jogos e video games, além de revelar o segredo dos artistas. É claro que isso era muito bom de acompanhar, ainda mais numa época que só na Televisão podíamos ver aquilo tudo.

Teve um episódio que o Splat! entrevistava artistas experimentais que estão constantemente inovando suas técnicas de animação. Deu pra conhecer o Winsor McCay (1869-1934), o pioneiro do desenho animado que na virada do século criou incríveis desenhos. Ele se auto-proclamou inventor do desenho animado. Entre muitos outros episódios.

18. Guerreiros Míticos
(Mythic Warriors - Guardians of the Legend, 1998-2000)

Inspirada na mitologia grega, esta série combina aventuras fantásticas e épicas que nos permitem conhecer melhor alguns superheróis da Mitologia: Perseu, Atalanta, Ulisses, Hércules, Teseu , Andrómeda, Prometeu e muitos outros. Em cada episódio, vivemos as mesmas emoções e experimentamos os mesmos sentimentos dos heróis, como amor, ódio, inveja e felicidade. E facilmente identificarmo-nos com modelos de comportamento que atingem objetivos transformando em força as suas fraquezas.

Além disso, gostei de conhecer as histórias do Monte Olimpo, num ritmo agitado e moderno, onde Perseu é o mestre do "Boxe Tailandês" e Iole com cabelos em estilo "punk" usa um traje metálico. Neste clássico, os protagonistas são fortes e ensinam virtudes aos jovens telespectadores. Confesso que gostava muito disso.

Em um dos episódios da série, quando Zeus manda os deuses Prometeu e Epimeteu para uma terra com novas criaturas, Prometeu desobedece suas ordens dando aos homens primitivos o dom do fogo.

Foi adaptada dos livros de Laura Geringer e Peter Bollinger, Myhth Men, essa animação é memorável.

19. Meu Amigo Extraterrestre
(My Best Friend is an Alien!, 1999-2001)

Logo no primeiro episódio dessa série live action, somos apresentados ao Pleskit, um garoto azul e peludo que veio do planeta Hevi-Hevi. Ele chega a um lugar inteiramente diferente, a escola. Lá ele se torna amigo de Tim Thomkins, que adora ficção científica. Os dois juntos vivem experiências que trazem consequências desastrosas e engraçadas. O primeiro dia de Pleskit vira um pesadelo. Ele desaparece e todos pensam que ele foi raptado. A série foi baseada na série de livros de Bruce Coville com o mesmo nome.

20. Dino Detetives
(Dinosaur Detectives)

Mais uma serie que dava pra ver pela programação. Aqui eram cem crianças de quatro países, Estados Unidos, África, Europa e Austrália, investigam tudo sobre os dinossauros. Quem foram? Como viveram? Por que morreram? Elas conversavam com especialistas no assunto, escavavam e mergulhavam em busca de fósseis e até montavam um esqueleto completo de um Seismousaurus.

21. Reboot

Mais uma outra produção esquecida e que eu relembro aqui. As imagens desta série pioneira (para a época) são geradas por computador com animação em 3D. Somos levados à Mainframe, uma cidade situada dentro de um computador. Conheça seus residentes, sprites de energia com várias formas. A vida eletrônica é controlada pelo usuário, que pode querer jogar a qualquer momento. Os jogos também podem se iniciar em qualquer lugar. Quando isso ocorre, um cubo sinistro desce e engole um setor da cidade, prendendo seus residentes no jogo. Uma vez presos, eles podem religar o computador (reboot), transformar-se nos personagens do jogo e equipar-se com os acessórios necessários para competir com o usuário.

Os personagens centrais desta série são: Bob, o guardião, Dot Matrix, uma mulher de negócios, Enzo Matrix, seu irmãozinho, Phong, o sábio, Mouse, uma mulher com a abilidade de se esconder e aparecer nos lugares mais imprevisíveis, Megabyte, um vírus malvado que quer fazer de Mainframe sua própria cópia, Hexadecimal, uma vírus caótica com o estilo de medusa. Neste episódio, Megabyte invade o posto central  se escondendo no arquivo que comanda a atualização (upgrade). Bob, Dot, Phong e o vírus se encontam presos na central blindada. Megabyte remove os bancos de memória de Phong e ameaça invadir a cidade de Mainframe. Bob e Dot tentam derrotá-lo.

22. Vigias do Sul
(Vigías del Sur, 2000-2002)

Série chilena que esteve pela grade do canal, era série com temática educativa envolvendo os animais e a natureza. Algumas crianças que, ao perceberem que os peixes estavam morrendo sem motivo aparente, procura salvá-los criando o “Vigias do Sul”. Logo, os pais de uma das crianças eram oceanógrafos que viajam no mar chileno com sua filha, investigando e salvando a fauna marinha. 

Nisso, Camilo e Diego se juntam a Marisol e seus pais, que viajam juntos no navio científico onde experimentarão aventuras relacionadas à conservação. meio ambiente, proteção da flora e fauna marinhas e lendas chilenas. Uma série totalmente a cara do do canal que sempre pregava o cuidado e a preservação da natureza. Assisti pouquíssimos episódios, mas vale a menção também na lista.

23. Arte Mania

Aqui as crianças criavam decorações de festa com papel, desenhos, grampeador e... jornal!. Aprendendo também alguns truques, entre eles sobre como desenhar em vidro. Era um Art Attack da DK.


-

Conto com a ajuda de vocês para continuar essa lista. Foram muitas produções que eu vi lá, tudo bem aleatório pois eu costumava mais ver os outros canais infantis. Bem, seja como for, a partir de Janeiro de 2003, o Discovery Kids sofreu uma repaginada geral e passou a exibir programas para crianças em idade pré-escolar 24 horas por dia (e virou a tristeza que é hoje). As séries saíram da programação que nunca mais chegaram a ser exibidas em outro lugar. O que é uma pena. Gostaria muito de rever e matar a saudade daquela época. E você, lembra de alguma? Compartilhe aí nos comentários!

6 comentários:

  1. Olá, Walterlan.
    Acredita que nunca assisti esse canal? Mas eu teria assistido alguns desses hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Walterlan, tudo bem?
    O único que conheço da sua lista é o Zoboomafoo. Acho que a TV Cultura passou alguns episódios, não tenho certeza. Nunca tive acesso a TV fechada. Sinto saudade dele!


    Beijus;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Helaina. Zoboomafoo passou na TV Cultura também, legal que muita gente conseguiu conhecer essa incrível série ;)

      Excluir
  3. Só lembro de Zooboomafu. Realmente era uma série bem educativa.
    Bom feriado!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Realmente lembro de todas as séries que você escreveu. Tinha apenas 8 anos quando conheci o canal e tudo era muito educativo, desde as propagandas como o "ver para crer" ou aquele quebra cabeças para adivinhar de qual país era a bandeira.
    Uma pena que as atrações estão sendo esquecidas ao longo do tempo, porque essa programação durou apenas uns 4 anos. Fiquei feliz em ver que alguém assistia e ainda lembra de todos esses programas (confesso que não lembrava o nome do mentors, mas achava sensacional, passava no final da tarde do final de semana).
    O Discovery kids me ensinou muita coisa que lembro até hoje com a programação educativa sem ser muito "infantil".
    Gostaria de achar pelo menos o fantasma escritor em português para assitir.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nessa fase o Discovery Kids nao era tão infantil, depois foi convertido pra infatil 100%. O ruim de tudo é que essas séries são raríssimas de encontrar na internet... Eu era bem novinho, mas lembro muito bem! hehehe. Obrigado pelo seu comentário, Iurik. É bom ver que ainda há pessoas que não esqueceram dessas atrações ;)

      Excluir