quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A vida passa enquanto nos preparamos para viver
dezembro 16, 2020

A vida passa enquanto nos preparamos para viver

No meu último domingo, tirei o dia para rever gravações caseiras lá dos anos 2000. Muitas lembranças, memórias de pessoas e lugares por onde passei minha infância. Logo me vi com uma onda de pensamentos, lembranças e também uma reflexão de como a vida passa rápido. Vamos vivendo dia após dia, consumindo nosso tempo com trabalhos, lazeres e outras coisas mais, e as vezes nem nos damos conta de como tudo está mudando ao nosso redor. Parei para pensar nisso e repensar na forma de como eu utilizo o meu tempo. Decidi compartilhar aqui um texto que me refletir bastante algumas questões.

Sempre há uma conquistar a alcançar, uma habilidade a ser aprimorada e uma obrigação a ser cumprida. Mas o que você realmente gostaria fazer com o seu tempo?

É claro que a vida não vem com um manual de instruções. No entanto, a maioria de nós acaba seguindo um passo a passo que guia nossas vidas. Sem perceber, gastamos nosso precioso tempo neste mundo tentando alcançar nossos objetivos, um após o outro. E enquanto isso, a vida passa diante dos nossos olhos.

Infelizmente, na maioria dos casos, seguimos um plano que nem mesmo elaboramos. Simplesmente internalizamos o que os outros consideram o caminho para o sucesso e a felicidade. Continuamos esquecendo, como cada um de nós é o arquiteto da sua própria felicidade.

Todos nós queremos ter sucesso, ter boas oportunidades, estabilidade financeira e emocional e, em geral, uma vida próspera. Sabemos que nem sempre isso é fácil de conseguir e é por isso que nos preparamos muito à medida que a vida passa.

Os pais, com o objetivo de que seus filhos tenham todas as habilidades e ferramentas necessárias para o futuro, começam a prepará-los desde a primeira infância. Assim, procuram escolher as melhores escolas e fazem um esforço financeiro para matricular seus filhos nas mais variadas atividades extracurriculares. Inglês, alemão, basquete, xadrez, natação, piano… tudo parece importante, tudo parece necessário para marcar pontos no currículo da vida.

À medida que crescemos, buscamos obter as melhores qualificações, ingressar nas mais prestigiosas universidades e fazer os mais exigidos mestrados e pós-graduações do mercado. Renunciamos às nossas amizades, ao sono e a qualquer tipo de lazer para estudar algo que nos garanta um bom salário no futuro.

Também não hesitamos em trabalhar horas extras num trabalho de que não gostamos ou em nos privar daquela viagem ou da peça de roupa que gostaríamos de adquirir para economizar, para nos proteger do que pode acontecer no futuro. Sempre que pensamos em aproveitar o presente, parece haver um futuro que exige o nosso sacrifício – sempre há algo para fazer em nossa caixa de entrada. Assim, enquanto nos concentrarmos no amanhã, a vida passa.

Ilustração


A vida passa

Enquanto nos preparamos para viver, a vida passa. Enquanto a criança vai de uma atividade para outra, perde seu tempo de brincar, explorar, descobrir, imaginar. No entanto, vários autores nos alertam que o futuro exigirá seres humanos mais criativos e curiosos.

Enquanto você estudava incansavelmente, passaram as oportunidades de dançar, rir, conhecer novas pessoas e expandir seus horizontes. Seus filhos crescem enquanto você investe todo o seu tempo naquele trabalho que o leva a se sentir miserável. A oportunidade de se dedicar aos seus hobbies, de curtir a sua família, apreciar a companhia dos seus amigos, de viajar e conhecer o mundo… todas passam diante dos seus olhos.

Quando você alcançará a sua meta? Em que momento você considerará que está suficientemente preparado para começar a viver? Talvez a essa altura a viagem não esteja mais disponível, a peça de roupa tenha saído de moda e seus filhos já tenham crescido.

Quantos anos você tem agora? Qualquer que seja a resposta, você nunca será mais jovem do que é agora, nunca terá mais energia do que agora. A vida já existe, está acontecendo agora, enquanto você lê este texto. Você está satisfeito com o uso que fez do seu tempo hoje?

Encontre o equilíbrio

É evidente que não podemos ignorar nossas responsabilidades e nos dedicar apenas a nos divertir. Precisamos nos formar, ter um trabalho e pensar no futuro. Em muitas ocasiões, não podemos escolher. No entanto, existe um meio-termo saudável.

Para a sociedade, apenas o que gera produtividade é necessário. Mas, como seres humanos, é essencial que tenhamos uma boa saúde mental e emocional. Precisamos descansar, conversar, amar, ser criativos, rir e nos realizar. Pode ser que essas atividades não gerem dinheiro, mas são essenciais. Quando esta fantástica aventura de viver chegar ao fim, só ficarão as suas experiências.

Se você vai seguir um plano, certifique-se de que seja o seu, feito para você. Forme-se por prazer, por curiosidade, para saber mais sobre o que o fascina. Tente encontrar um emprego que o enriqueça pessoalmente de alguma forma. Reserve um tempo do seu dia a dia para pintar, cantar, ler, brincar com seus filhos ou dar um passeio na praia. A vida passa diante dos nossos olhos todos os dias, aproveite-a!

Tudo isso me fez parar para pensar da forma que eu gasto meu tempo e como gastei nos últimos anos. Mas e você? O que acha? Fico por aqui!

11 comentários:

  1. Hello Walter-san!

    Como sempre incrivel seu texto, esse foi bem mais profundo e conseguiu me deixar emocionada. E sim, tudo que você disse é verdade e se a gente não aproveitar e se cuidar, quem ira fazer?

    Então vamos aproveitar ao maximo!.

    Respondendo seu comentário la no blog

    Muito obrigada pelas palavras, foram muito importantes. Estou bem melhor do que se passou, e agora mais forte para seguir em frente.

    Vc apareceu bem quando estava retribuindo os comentários das meninas rs

    Bem, é isso. Só queria agradecer e lhe desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

    Um beijo e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mitti! Fico muuuuuito feliz que esteja feliz. Isso aí. Bola para frente. A vida nunca será fácil, mas precisamos nos manter firmes e seguir! :D

      Excluir
  2. Tens toda a razão!
    Aproveito para desejar a continuação de uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a reflexão. Acho que a vida vai passando e acabamos nem percebendo de tão imersos que estamos nos nossos afazeres. Acho que importante é aproveitar um dia de cada vez.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a vida passa enquanto estamos planejando a vida né não?
    Mas é bem isso que você falou, encontrar o equilíbrio.
    Muito boa sua reflexão.
    Ah, segui seu blog :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Incrível a reflexão. O tempo não é corpo físico para se agarrar, como diz Luciano Camargo. Ele passa diante dos nossos olhos. O que fazer? Aproveitá-lo da melhor forma como disse no texto. O texto tem algumas respostas.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo. Essa reflexão me fez bem, precisei compartilhar aqui com vocês.

      Excluir
  6. Só com essa pandemia que eu realmente percebi que a vida passa e a gente não aproveita 100%
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luiza. Essa pandemia veio mudar muitas coisas. Um ano cheio de altos e baixos e momentos ruins. Mas até disso podemos tirar lições. Uma lição para analisar nosso comportamento e buscar melhorar. A vida está passando independente de tudo. Devemos aproveitar o AGORA e extrair o melhor de cada situação, mesmo em momentos negativos como o que estamos vivendo.

      Excluir
  7. Que linda mensagem Walterlan, e muito necessária nos tempos atuais. Acho que uma das grandes lições que tive esse ano foi essa. De parar e ver que eu estava muito no automático, muito no futuro e estava esquecendo de viver no presente - que afinal, é o único tempo que realmente temos. Muitas vezes precisamos desacelerar e respirar. Ver que a vida é bela para se viver a cada momento, agora.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Monique! Estamos sempre depositando a felicidade em algo lá no futuro e muitas vezes esquecemos o nosso presente.

      Excluir